BLOG

26 out
As influências japonesas em terras brasileiras: da cultura literária até a beleza das flores.

O primeiro contato entre Japão e Brasil.

Em junho de 1908, no porto de Santos, desembarcaram 165 famílias japonesas em busca de trabalho em nossas fazendas de café. Após uma década da chegada dos primeiros imigrantes do Japão, esse número saltou para mais de quinze mil pessoas, após a Primeira Guerra Mundial. Esses imigrantes iniciaram a formação daquela que seria a maior comunidade japonesa fora do país de origem, com cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes, número este apontado pela Embaixada do Japão no Brasil.

Mesmo com a distância geográfica, a cultura japonesa tem muita influência sobre os costumes brasileiros. Desde a moda, o chá, esportes como o jiu-jítsu, o mangá na literatura e as lindas cerejeiras. Estes são alguns dos exemplos de influências herdadas do país oriental e que seus imigrantes até hoje espalham pelas terras tupiniquins.

 

Legado japonês.

Uma das heranças sobre a cultura japonesa são os esportes que o país nos apresentou, onde as artes nipônicas como o Judô, Jiu-Jitsu e Karatê, são amplamente praticadas aqui no Brasil. Outro legado está na culinária, com a chegada dos imigrantes foi permitida a incorporação de frutas, verduras e legumes que não faziam parte dos nossos pratos como o broto de bambu, abóbora cabotiá e o espinafre japonês. Hoje, restaurantes japoneses estão em alta no Brasil, mas com algumas adaptações nos ingredientes para agradar aos paladares ocidentais. O consumo dos chás, também pode ser atribuído à chegada dos japoneses em São Paulo, com o início do plantio do chá preto em meados dos anos 1935 na região do Vale do Ribeira.

 

O florescer das cerejeiras japonesas.

A cidade de São Paulo é a região onde mais se concentra a comunidade japonesa, desde o clássico bairro da Liberdade, famoso por restaurantes e feiras, até o Parque do Carmo. O parque recebe muitos visitantes atrás de vislumbrar as lindas cerejeiras e realizar o clássico piquenique. Essas árvores ornamentais costumam ter um tempo de florescimento  curto de apenas duas semanas, entre os meses de junho e agosto. Além de encontrar essas árvores floridas no período, o parque também realiza anualmente a Festa das Cerejeiras. Este evento com inspiração da festa Hanami do Japão, traz uma lenda em que acreditava-se que deuses habitavam as árvores, a ponto de oferendas com saquê serem deixadas embaixo delas.

 

A procura pelo idioma japonês.

A língua japonesa é a 9º mais falada no mundo, e o idioma é essencial no intercâmbio cultural e econômico entre os dois países, principalmente em se tratando do avanço em empregos nas empresas de tecnologia.

Se você deseja se aprofundar mais na língua japonesa, a Versátil Idiomas pode te levar para uma imersão no estudo do japonês. Com aulas online ou na sua empresa, nossos professores executivos vão te ajudar a conquistar o seu objetivo.

Saiba mais do nosso curso de japonês!

LEIA TAMBÉM