BLOG

29 out
Halloween! A origem do Trick or treat!

Você é uma bruxinha que prefere doce ou travessura?

Não é uma festa típica do Brasil, mas com certeza você já ouviu a famosa frase, “doces ou travessuras”, ou mesmo já curtiu uma festa com a temática do Dia das Bruxas, o Halloween, como é chamado nos Estados Unidos.

Se você não sabe, o Halloween é a maior festa cristã do pais do Tio Sam, comemorada no dia 31 de outubro.

Trick-or-treat’ é uma brincadeira tradicional da festa, que acontece com mais frequência nos EUA, Irlanda e Canadá. As crianças vão de casa em casa, fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas e perguntam ‘trick or treat?'(doces ou travessuras?) . Normalmente as crianças ganham os doces. Contudo, se o morador não tiver doces ou ignorar o pedido, pode receber uma travessura.

A origem vem dos antigos povos da Grã -Bretanha e Irlanda, onde acreditava-se que , na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para as suas casas. O alimento também era importante nas comemorações. Os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações as ajudavam a ir para o céu. As crianças, também, iam de casa em casa proferindo rimas e falando orações para essas almas. Em
troca as pessoas doavam os bolos que representava o espírito de uma pessoa libertada do purgatório. A decoração e as fantasias assustadoras eram uma forma de se defender dos espíritos malignos.

O fato é que o dia mistura inúmeras tradições, seja a trazida pelos colonos no século XVII para os EUA, as vinculadas à origem Européia e as modificações modernas que acontecem nas festas de hoje. Os vínculos com a tradição celta, foram se perdendo com o passar dos anos, tornando-se muito mais uma tradição de cunho comercial. O objetivo é a diversão e, claro, ganhar doces !Os adultos decoram as casas e trocam presentes.

No Brasil as comemorações ainda acontecem com certa timidez, aparecendo em alguns condomínios fechados e escolas de idiomas, bem distante do que acontece nos Estados Unidos, mas vem crescendo!

Tudo isso é cultural e a Versátil Idiomas tem o prazer de te informar, afinal uma ”bruxinha” Versátil e bem informada arrasa o ano todo!

 

Escrito por: Ana Lúcia de Lima Mariana Firmino, professora de francês

LEIA TAMBÉM