Inglês

Preparação para

CERTIFICAÇÕES

INGLÊS

Existem várias certificações em inglês, e cada uma se enquadra em um objetivo diferente. Tem certificação que é pra quem vai fazer faculdade fora, tem outras que é para pós-graduação ou MBA, e algumas para garantir um emprego numa multinacional. Seja o TOEFL, o IELTS, o TOEIC, ou o GMAT, a Versátil Idiomas tem o curso preparatório para certificações. Um intensivo de inglês, focado na prova que você vai prestar, para você conquistar a pontuação que precisa.

É muito importante conhecer a prova que você vai fazer, e entender suas peculiaridades. Nosso time de professores é altamente capacitado para te preparar pra todas as certificações em inglês.

CERTIFICAÇÕES

TOFEL

O TOEFL é um certificado de proficiência em inglês americano criado em 1964 pela ETS (Educational Testing Service). Diversas empresas, universidades e instituições exigem o TOEFL para provar que o candidato domina o inglês. Existem 5 tipos de TOEFL, todos eles têm validade de 2 anos. O TOEFL Primary e o TOEFL Junior, são voltados ao público infantil. Os TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP, são para o público jovem e adulto, e vamos enfatizar algumas diferenças e semelhanças entre eles.

• TOEFL ITP: Institutional Test Program. Pode ser feito tanto em papel quanto online, tem duração de 2 horas e contempla reading, listening, e estrutura do idioma. Esse teste costuma ser usado por escolas de idiomas para comprovar a proficiência dos alunos. Redobre a atenção para escolas que dão gratuitamente esse tipo de prova, porque às vezes não é a que a sua universidade aceita.

• TOEFL IBT: Internet-based Test. Como o próprio nome diz, esse teste é realizado pela internet. A pontuação máxima é 120 pontos, e ele avalia as quatro habilidades: listening, reading, speaking e writing. Esse é o teste que a maioria das universidades solicita, porque contempla todas as skills.

• TOEFL PBT: Paper Based Test. É a versão em papel do exame, para os países que não têm infraestrutura para realizar a prova online, essa prova é a melhor solução. O que pode te confundir nessa versão da prova é que muitas universidades ainda aceitam, porém isso acontece porque para alguns países essa é a única opção.

IELTS

Organizado pelo British Council, por Cambridge English Language Assessment e pelo IDP Australia o IELTS é um exame de proficiência que vêm ganhando relevância nas universidades. Sua sigla representa o International English Language Test System, e existem dois tipos de provas:

• IELTS acadêmico: Diferentemente da versão de treinamento geral, a versão acadêmica permite que os participantes demonstrem algumas habilidades de leitura e escrita que não fazem necessariamente parte da experiência cotidiana de comunicação dos falantes de inglês. Ou seja, elas são consideradas distintas das habilidades “gerais” de leitura e escrita.

• IELTS Genérico: Para todas as outras opções de imigração e emprego no exterior, é usado o IELTS General Training. Por exemplo, muitas empresas multinacionais às vezes usam as pontuações do General Training para avaliar a proficiência de inglês de seus funcionários.

TOEIC:

O Test Of English for International Communication é utilizado para avaliar os conhecimentos da língua inglesa de candidatos dentro do ambiente profissional. Os candidatos são principalmente, funcionários de empresas internacionais, pessoas que buscam posicionar-se melhor no mercado de trabalho ou pessoas que desejam seguir uma formação internacional. E existem três versões de prova:

• TOEIC Listening & Reading: avalia as habilidades de compreensão auditiva e de leitura do candidato, desde o nível intermediário ao avançado. A prova possui 200 questões de múltipla escolha, realizada presencialmente em versão papel.

• TOEIC Speaking & Writing: testa as habilidades de comunicação oral e escrita do candidato no inglês, de níveis intermediário a avançado. Os testes Speaking and Writing são realizados online.

• TOEIC Bridge: mede as habilidades de compreensão oral e escrita do candidato na língua inglesa, de níveis iniciante a intermediário. É um teste de questões de múltipla escolha, em versão papel.

Teste de Cambridge:

O Cambridge First Certificate é um certificado em língua inglesa para testar seus conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, além da experiência e foco. Das certificações em inglês, o Teste de Cambridge é uma das que o resultado não expira, tendo validade vitaícia. Esses são os principais testes:

• Cambridge English: A2 Key (antigo KET): voltado para quem está começando no inglês, ele te avalia em reading, writing, listening and speakin.

• Cambridge English: B1 Preliminary ( antigo PET): B1 mostra que você dominou o inglês básico e agora tem habilidades práticas de linguagem para o uso diário.

• Cambridge English: B2 First (antigo FCE): A primeira qualificação B2 prova que você tem as habilidades linguísticas para viver e trabalhar independentemente em um país de língua inglesa ou estudar em cursos ministrados em inglês.

• Cambridge English: C1 Advanced (antigo CAE): Mais de 9.000 instituições educacionais, empresas e departamentos governamentais em todo o mundo aceitam o C1 Advanced como prova de alto nível de aprendizado de inglês. A preparação para o C1 Advanced ajuda os alunos a desenvolverem as habilidades necessárias para estudar, trabalhar e morar em países de língua inglesa.

• Cambridge English: C2 Proficiency (antigo CPE): Uma qualificação de proficiência C2 mostra ao mundo que você dominou o inglês a um nível excepcional. Isso prova que você pode se comunicar com a fluência e sofisticação de um falante de inglês altamente competente.

GMAT:

O Graduate Management Admission Test (GMAT) é uma prova de admissão exigida pela maior parte das escolas de negócios nos Estados Unidos e na Europa. Mais de 1.500 programas de MBA em mais de 80 países utilizam as notas do GMAT como uma etapa de seus processos de seleção de alunos. Ele é válido também em alguns mestrados em Finanças, Políticas Públicas, Relações Internacionais, dentre outros. O exame é administrado pelo Graduate Management Admission Council e é realizado em aproximadamente 110 países. Para ter um bom resultado no teste, o candidato que quer uma vaga em uma escola top precisa se preparar. O GMAT é dividido em quatro seções:

• Analytical Writing Assessment (avaliação de escrita analítica): mede sua capacidade de pensar criticamente e comunicar suas ideias;

• Integrated Reasoning (raciocínio integrado): mede sua capacidade de analisar dados e avaliar informações apresentadas em diversos formatos;

• Quantitative Reasoning (raciocínio quantitativo): mede sua habilidade de avaliar dados e chegar a conclusões usando métodos matemáticos;

• Verbal Reasoning (raciocínio verbal): avalia sua competência para ler e entender textos diversos, avaliar materiais escritos e produzir ou editar textos no padrão gramatical inglês.

Agora que você conhece as principais certificações de inglês, venha se preparar para a sua prova na Versátil Idiomas.

FIQUE POR DENTRO