Conheça os principais objetos utilizados na festividade mexicana mais famosa mundialmente
Flores, altares, caveiras, pratos típicos… quais são os símbolos mais usados no Día de Los Muertos no México? Saiba mais sobre cada um deles e suas origens.
O período entre o fim do mês de outubro e início do mês de novembro é conhecido por várias culturas ao redor do mundo como uma época onde portais sobrenaturais que conectam nosso mundo ao mundo dos mortos estão aflorados.
Nos Estados Unidos, no dia 31 de outubro, é comemorado o já amplamente conhecido Halloween ou Dia das Bruxas. Em países de grande influência da religião católica, por exemplo, no dia 1 de novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos. Em muitas regiões do globo também destina-se o dia 2 de novembro para homenagear o dia de finados. Como podemos ver, durante esse período inúmeras tradições ligadas ao sobrenatural são celebradas e difundidas com o passar dos anos.
No México não poderia ser diferente. Nos dias 1 e 2 de novembro, o país inteiro comemora o “Día de Los Muertos”, festa que em 2003 foi reconhecida como pela UNESCO em 2003 como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.
De acordo com a tradição, os mexicanos montam em suas casas um altar dedicado aos entes queridos que já faleceram. No post de hoje vamos conhecer os símbolos mais utilizados na composição do altar dessa festividade que é tão alegre e, mesmo sendo uma tradição ligada à morte, acaba sendo cheia de… vida!
- Água: É oferecida às almas para saciar a sua sede após a jornada para retornar ao mundo dos vivos.
- Papel Picado: São uma forma de decorar o altar para que os falecidos sintam-se queridos e acolhidos.
- Velas: Iluminam o caminho para que os espíritos consigam chegar ao seu antigo lar.
- Cravo de Defunto (Cempasuchil): Assim como as velas, essas flores guiam e enfeitam a jornada dos mortos até nosso mundo.
- Foto: Simboliza a lembrança que o falecido ainda tem em nossa memória.
- Pão (Pan de Muerto): É oferecido como alimento para saciar a fome das almas que chegam ao altar. Outras comidas e pratos preferidos dos entes queridos quando estavam vivos também são servidos.
Caveiras: Aludem à morte propriamente dita. Elas estão ali para lembrar que a morte é apenas mais uma das fases da nossa existência.